Busca
DESTAQUE NACIONAL

Atualizado em: 18/01/2020 15:12:25

Pedro Afonso: capital da soja e do intercooperativismo no Tocantins

Por: Ascom Sistema OCB/TO

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Ascom Coapa

Com três cooperativas trabalhando em conjunto, Pedro Afonso é destaque no ramo agroindustrial, educacional e de crédito

O cooperativismo é um sistema que prevê a colaboração e a associação de pessoas com os mesmos interesses, a fim de obterem vantagens comuns em suas atividades econômicas. No Tocantins, o município de Pedro Afonso, localizado a cerca de 200 km da Capital e com uma população de aproximadamente 13 mil habitantes, presencia um desenvolvimento baseado na cooperação, contando com três cooperativas que atuam pelo bem da comunidade: a cooperativa agroindustrial Coapa, a cooperativa educacional Coed, e a cooperativa de crédito Sicredi União MS/TO.

O presidente do Sistema OCB no Tocantins e também presidente da Coapa, Ricardo Khouri, conta que a intercooperação é uma “rede do bem”. “Trabalhamos unidos para promover o desenvolvimento e a alavancagem da região. Além disso, por sermos cooperativistas, temos o compromisso de deixar os recursos gerados por nossas atividades aqui mesmo, na cidade, gerando emprego, renda e oportunidade para muitas pessoas”, finaliza.

Na Cooperativa Educacional de Pedro Afonso (Coed), que tem como objetivo a educação de estudantes da região do maternal ao nono ano do ensino fundamental, o cooperativismo é trabalhado desde cedo. “Não estamos somente preocupados com o lado educacional, mas também com os valores e os princípios que esses estudantes levarão para a vida adulta”, explicou a diretora-presidente da Cooperativa, Gleide Azevedo. “Somos três Cooperativas, trabalhamos o bem comum da comunidade e almejamos o crescimento pessoal e do município. Essa integração entre as Cooperativas facilita o nosso trabalho e a vida de todos”, elogiou Gleide.

São projetos desenvolvidos em conjunto pelas cooperativas de Pedro Afonso o Dia de Cooperar (Dia C), Projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA), realização de ações voluntárias na sede da APAE do Município, e a arrecadação de recursos para contribuir com a construção do Hospital de Amor do Tocantins.

Repercussão nacional

O exemplo de Pedro Afonso com o cooperativismo tem chamado tanta atenção que já foi matéria principal na revista Saber Cooperar, que é produzida pelo Sistema OCB Nacional e distribuída em todo o Brasil. Além disso, a cidade acaba de ser destaque da última edição da websérie MinutoCoop, que pode ser conferida clicando aqui.

 






755 Visualizações

Recomendadas

BALANÇO POSITIVO

Coapa fecha safra 2019/2020 com recorde histórico ao armazenar 212.440 mil toneladas de grãos

PLANEJAMENTO

Atitude, trabalho em equipe e excelência na gestão pautam reunião com equipe da Unidade Administrativa da Coapa  

MERCADO PROMISSOR

Coapa disponibiliza serviços especializados e tecnologias para produtores que investem na pecuária

2020/2024

Ricardo Khouri é reeleito presidente durante escolha dos novos conselhos do Sistema OCB/TO

PREVENÇÃO

Coronavírus: Coapa instala totens com álcool em gel em suas unidades

DEBATE VIRTUAL

“A reinvenção é o caminho para superar a crise”, afirmam dirigentes cooperativistas em webinar

INTEGRAÇÃO

Coapa entrega novo espaço com loja agroveterinária e consultoria técnica

Coapa - AutoChat

COAPA

Atendimento Virtual

x

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

coapa.cooperativa

@coapacooperativa

Atendimento Virtual

Trabalhe Conosco

X

Pesquisa de notícias