Busca

Atualizado em: 22/04/2020 12:09:53

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de maio

Por: Dinalva Martins/Adapec

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Delfino Miranda/Adapec

Comprovação da vacinação foi estendida por mais 90 dias finalizando em 31 de agosto para evitar aglomerações de pessoas.

O Tocantins está há 23 anos livre da febre aftosa. Entre os dias 1º e 31 de maio ocorrerá mais uma etapa da campanha de vacinação contra a enfermidade, que deve envolver aproximadamente 8,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as idades. Devido aos cuidados à Covid-19, a comprovação da vacinação foi estendida por mais 90 dias finalizando em 31 de agosto para evitar aglomerações de pessoas.

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, o produtor terá um total de 120 dias para declarar a vacinação, além disso, todos os cuidados estão sendo tomados para que a campanha ocorra de forma organizada. “As lojas agropecuárias estão sendo notificadas quanto aos procedimentos da venda da vacina, e nossos escritórios atenderão por agendamento. Sabemos da importância da pecuária para a economia do Estado, bem como na preservação da saúde pública”, disse.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, alerta para os cuidados no transporte, armazenamento e utilização da vacina para garantir a eficácia. “O produto deve permanecer na temperatura entre 2°C e 8°C até o momento da aplicação, usar agulhas novas e desinfetadas para evitar abcessos no gado, aplicar a dose de 2ml por animal na tábua no pescoço e procurar vacinar nos horários mais frescos do dia, início da manhã ou fim da tarde”, ressalta.

Nessa etapa estarão envolvidos uma média de 56,4 mil produtores rurais. A Agência recomenda que esses pecuaristas aproveitem o manejo do rebanho e vacinem também os animais contra raiva e brucelose.

A multa para quem deixar de vacinar contra febre aftosa é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções. A emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA), que pode ser feita pelo site adapec.to.gov.br na ferramenta Produtor on-line, está condicionada à comprovação da vacinação.

Atendimento

O horário de funcionamento das unidades de atendimento é das 8h às 14h. Os telefones estão fixados nesses prédios e também disponível no site adapec.to.gov.br.  Mais informações, denúncias e/ou reclamações, o produtor pode ligar no 0800 63 11 22, durante o horário comercial.





208 Visualizações

Recomendadas

INFRAESTRUTURA PRECÁRIA

Coapa cobra manutenção no trecho entre as BRs 153 e 235, e diz que usuários têm prejuízos financeiros e correm risco de acidentes

EXPERIMENTO

Coapa realiza pesquisa para avaliar sanidade e produtividade de híbridos de milho

ESPECIAL

A história do cooperativismo no Brasil; veja entrevista com o presidente da Coapa, Ricardo Khouri

SANIDADE

Campanha de vacinação contra febre aftosa prossegue até 31 de maio

MUTIRÃO

Caminhoneiros são imunizados contra gripe em Pedro Afonso

PESQUISA

Variedades alcançam produtividade acima da média e são opção para produtores de soja da região de Pedro Afonso

SOLIDARIEDADE

Com apoio de instituições parceiras, Coapa inicia entrega de donativos para famílias afetadas pela pandemia do Covid-19

Coapa - AutoChat

COAPA

Atendimento Virtual

x

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

coapa.cooperativa

@coapacooperativa

Atendimento Virtual

Trabalhe Conosco

X

Pesquisa de notícias