Busca
DEBATE VIRTUAL

Atualizado em: 22/07/2020 07:58:35

“A reinvenção é o caminho para superar a crise”, afirmam dirigentes cooperativistas em webinar

Por: Ascom Sistema OCB/TO

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Divulgação

"Nós temos que inovar mais do que nunca”, ressaltou Ricardo Khouri.

pandemia do coronavírus tem mudado muitas realidades do Brasil, porém, mesmo com novos desafios surgindo, as Organizações Cooperativas dos Estados do país tem colocado em prática planos de emergência para mudar o rumo do futuro.

E foi analisando os panoramas de cada região que se iniciou o “WebCoop – Panoramas do setor e medidas adotadas pelas OCEs“, mais um capítulo da série de webinars exclusivos promovidos pela MundoCoop que, dessa vez, contou com as presenças ilustres do Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCB/SP), Edivaldo Del Grande; o Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Tocantins (OCB/TO), Ricardo Khouri e o Superintendente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto.

Com histórico de sobrevivência e resiliência em seu DNA, o cooperativismo vem se demonstrando um movimento que se integra à sociedade e, acima de tudo, busca criar oportunidades para se sobressair às crises e se proclamar vitorioso no futuro. “Agora, com essa crise, nós temos que rever todo o planejamento que já estava pronto antes da pandemia. Nós temos que inovar mais do que nunca”, ressaltou Khouri. “O próprio movimento vai ter que se reinventar para impulsionar as cooperativas”, complementou Eduardo.

Para Del Grande, as organizações tem uma grande responsabilidade de auxiliar e incentivar as cooperativas em momentos como o qual o mundo está enfrentando agora, “nós estamos trabalhando muito para manter as cooperativas em pé e isso é primordial”, enfatizou.

Contudo, é de extrema importância que cada setor e cada líder entenda que esse potencial disruptivo, que o movimento tem para enfrentar a pandemia, tem que ser continuado no futuro, pois só assim será possível alcançar números que o cooperativismo tem capacidade para atuar. “Cabe a nós, como provocadores das cooperativas, a instigar e buscar a ferramenta básica na excelência da gestão no futuro, que é a informação”, argumentou Khouri quando mencionado sobre a necessidade de uma melhor comunicação da porteira para fora. “Nós precisamos capacitar as pessoas”, ressaltou Eduardo.

A crise adiantou, e muito, a tecnologia que está tendo que ser reaprendida diariamente por todas as cooperativas no país, porém é preciso lembrar que estamos passando por uma revolução digital e de acesso e que para conseguir lidar com os novos caminhos, a intercooperação será essencial. “O cooperativismo jamais deixará de ser uma forma de organização social e econômica para as pessoas que compõe as cooperativas, mas nós precisamos reformular o modelo todos os dias”, concluiu Del Grande.

Para saber mais sobre como foi o evento, confira webinar AQUI!

 










334 Visualizações

Recomendadas

CONSULTORIA INDEPENDENTE

Coapa passa por auditoria externa para aprimorar gestão e atender normas do mercado

ACOLHIMENTO

Setembro amarelo: Mês da Prevenção do Suicídio

CONSCIENTIZAÇÃO

Setembro Amarelo: Coapa abraça campanha de prevenção ao suicídio

Governador coloca Estado à disposição para apoiar projeto da Coapa de implantar cadeia integrada de avicultura

PROFISSÕES IMPORTANTES

Médicos veterinários e administradores são homenageados pela Coapa

TRABALHO SOCIAL

Viver Coapa coloca em evidência a valorização da vida

INFORMAÇÃO

Seagro alerta produtores rurais sobre período chuvoso no Tocantins

Coapa - AutoChat

COAPA

Atendimento Virtual

x

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

coapa.cooperativa

@coapacooperativa

Atendimento Virtual

Trabalhe Conosco

X

Pesquisa de notícias