coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003
PENSANDO NO FUTURO

Atualizado em: 02/10/2017 16:13:39

Palestra destaca a importância de planejar a sucessão nas propriedades rurais

Por: Ascom Coapa

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Ascom Coapa

Participantes receberam informações sobre sucessão familiar no campo

Associados da Cooperativa Industrial do Tocantins (Coapa), produtores rurais, integrantes do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins (NJC) e alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Avançado de Pedro Afonso participaram na noite dessa quarta-feira, 20, de palestra que abordou a temática “Sucessão nas propriedades e ferramentas de gestão da empresa rural”.


Cerca de 70 pessoas estiveram presentes no evento, realizado no auditório da Coapa, em Pedro Afonso.


Ministrada pelo consultor empresarial João Paulo Prado, a apresentação teve cerca de 40 minutos e abordou a importância da “passagem do bastão”, as ferramentas para melhorar a governança dentro das organizações rurais, além de tratar das novas tecnologias na gestão dos trabalhos no campo.


Para o consultor João Paulo Prado, a sucessão de lideranças de uma empresa rural é um processo que exige uma série de avaliações internas e tomadas de decisões que precisam ser discutidas com toda a família, para que não haja dificuldades nessa transição.


“A sucessão é um tema que cria certo melindre nas pessoas envolvidas, mas é algo que precisa ser debatido, para que ela aconteça da melhor forma. Para isso é necessário fazer um processo de forma transparente com diálogo entre os filhos e a família, para que o sucesso do negócio seja mantido”, afirmou o consultor.


Conforme João Paulo, apenas 30% das empresas chegam a sua segunda geração, dessas apenas quatro a cada 100 conseguem chegar até a quarta geração. “Isso é algo que pode ser mudado, temos um número de empresas muito grande que acabam com menos de 10 anos. É através da sucessão de forma correta que podemos mudar essa realidade”, destacou João Paulo.


O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, recém-chegado de uma visita técnica à Europa, acredita que a palestra foi um importante momento e trouxe mais informações aos cooperados e demais participantes. “Inovação não é apenas na área de tecnologia, mas também no campo empresarial, na gestão dos negócios, controle de custos e recursos humanos. E hoje trazemos isso atrelado à sucessão na propriedade rural, para que ocorra de uma maneira organizada”.


Ainda segundo Ricardo Khouri, nas empresas onde a sucessão é feita de forma planejada as chances de sucesso são maiores. “Há duas formas de sucessão, a planejada e a inesperada. A inesperada pode dá certo, mas com organização e planejamento, as possibilidades da empresa se manter por mais tempo no mercado é muito maior e por isso temos dado importância a esse debate dentro da cooperativa”, afirmou o presidente da Coapa.


O estudante do 9° período de Agronomia, Antônio Marcos Câmara Catabriga, 24 anos, disse que apresentação mostrou a importância de preparar os sucessores nas empresas rurais. “Os pais precisam ter proximidade com os seus filhos para dialogar sobre o que é a sucessão e devem fazer esse acompanhamento dentro da fazenda sabendo a hora certa de suceder, estando preparados para continuar com os negócios”, comentou o universitário, que faz parte de uma família de produtores rurais que veio do Paraná para Pedro Afonso há muitos anos. 






415 Visualizações

Recomendadas

OUTUBRO ROSA

Em momento dedicado às mulheres, Coapa e parceiros alertam sobre prevenção ao câncer

FESTA

Diversão e integração marcam o Dia das Crianças na Coapa

Agricultores aguardam estabilidade das chuvas para iniciar o plantio da Safra 2017/2018

COLETA DE DADOS

IBGE inicia Censo Agropecuário 2017

DIA HISTÓRICO

Espaço onde está sendo construído clube da AFUC recebe primeira confraternização

AVALIAÇÃO

Oficina orienta planejamento estratégico da Coapa

BALANÇO POSITIVO

Visita à Alemanha e Bélgica fortalece aliança entre a Coapa e Bayer

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa