coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003
NOVEMBRO AZUL

Atualizado em: 15/11/2017 10:07:31

Palestra alerta homens sobre prevenção do câncer de próstata

Por: Ascom Coapa

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Ascom Coapa

Público recebeu orientações para prevenir câncer de próstata

Na noite dessa terça-feira, 14, cerca de 40 pessoas se uniram em prol da prevenção do câncer de próstata, durante ação realizada no auditório da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso, para celebrar a campanha “Novembro Azul”.


O evento, que tem como parceiros o Sescoop/TO, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Regional de Pedro Afonso, Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e o Sicredi Pedro Afonso, contou com palestra do enfermeiro José Cardoso de Vasconcelos, que explanou sobre as causas da doença, preconceitos dos homens sobre o principal exame que detecta o câncer, além de tirar dúvidas dos participantes sobre a melhor forma de se prevenir da doença.

Segundo José Cardoso, o câncer de próstata é um dos que mais matam homens, pois ele não tem tempo de se cuidar. “Os homens pensam que apenas o amigo terá câncer de próstata e não ele. É necessário parar e pensar o que seria melhor e como se prevenir desse câncer”, afirmou. 


Entre as dicas dadas pelo enfermeiro para garantir um bom estado de saúde está a prática de atividades físicas e uma boa alimentação. “Mantendo hábitos saudáveis a chance de se ter um câncer de próstata é quase zero, mas é preciso largar o preconceito e também fazer os exames”, concluiu.


Atento às orientações, o gerente da loja agroveterinária da Coapa, Mauro Carvalho Minucci, afirmou que a palestra foi um momento bastante instrutivo.  “Levantou alguns pontos referentes ao tema que eu não conhecia, principalmente quando é lembrado a importância, por sua eficácia em 100%, do exame de toque. Eu vejo que temos que perder a vergonha, perder essa cisma, para fazer o exame e cuidar da saúde”, avaliou.


Já o vigilante Nilo Leandro da Silva elogiou a ação e destacou a importância de o homem cuidar da saúde.  “Nós homens temos a obrigação de nos cuidar, pois nossa saúde deve vir em primeiro lugar. As vezes a gente costuma tomar uns remédios do mato, mas é necessário fazer os exames preventivos e o acompanhamento médico para saber se está tudo bem com o nosso corpo”.


O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, ressaltou a participação das cooperativas pedroafonsinas e dos parceiros nas ações que buscam difundir a melhoria da qualidade de vida da comunidade e afirmou que a campanha “Novembro Azul” deixa uma lição. “O Novembro Azul deixa uma lição muito grande ao público masculino, pois já é uma cultura a prevenção das mulheres, mas em nós homens ainda existe um certo preconceito e isso leva a uma piora da qualidade de vida do homem. Então hoje tivemos esse momento de orientação, que foi explanado de uma forma bem didática, para que o homem cuide da saúde e garanta a melhoria de sua qualidade de vida”, ressaltou Khouri. 

 

 






145 Visualizações

Recomendadas

LAMENTAMOS

Nota de Pesar – Lúcio Aurélio Lima

DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS

Coapa define data da VIII Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região

CBTD 2017

Profissionais da Coapa e da Coed participam de congresso de treinamento e desenvolvimento

SAFRA 2017/2018

Com retorno das chuvas regulares, região de Pedro Afonso realiza plantio de soja

CLIMA DE ALEGRIA

Gincana reforça união de colaboradores da Coapa

GESTÃO MODERNA

Colaborador da Coapa participa do maior evento de gestão empresarial da América Latina

Coapa e Embrapa discutem nova formatação para o projeto Reniva

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa