coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003
NOVEMBRO AZUL

Atualizado em: 15/11/2017 10:07:31

Palestra alerta homens sobre prevenção do câncer de próstata

Por: Ascom Coapa

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Ascom Coapa

Público recebeu orientações para prevenir câncer de próstata

Na noite dessa terça-feira, 14, cerca de 40 pessoas se uniram em prol da prevenção do câncer de próstata, durante ação realizada no auditório da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso, para celebrar a campanha “Novembro Azul”.


O evento, que tem como parceiros o Sescoop/TO, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Regional de Pedro Afonso, Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e o Sicredi Pedro Afonso, contou com palestra do enfermeiro José Cardoso de Vasconcelos, que explanou sobre as causas da doença, preconceitos dos homens sobre o principal exame que detecta o câncer, além de tirar dúvidas dos participantes sobre a melhor forma de se prevenir da doença.

Segundo José Cardoso, o câncer de próstata é um dos que mais matam homens, pois ele não tem tempo de se cuidar. “Os homens pensam que apenas o amigo terá câncer de próstata e não ele. É necessário parar e pensar o que seria melhor e como se prevenir desse câncer”, afirmou. 


Entre as dicas dadas pelo enfermeiro para garantir um bom estado de saúde está a prática de atividades físicas e uma boa alimentação. “Mantendo hábitos saudáveis a chance de se ter um câncer de próstata é quase zero, mas é preciso largar o preconceito e também fazer os exames”, concluiu.


Atento às orientações, o gerente da loja agroveterinária da Coapa, Mauro Carvalho Minucci, afirmou que a palestra foi um momento bastante instrutivo.  “Levantou alguns pontos referentes ao tema que eu não conhecia, principalmente quando é lembrado a importância, por sua eficácia em 100%, do exame de toque. Eu vejo que temos que perder a vergonha, perder essa cisma, para fazer o exame e cuidar da saúde”, avaliou.


Já o vigilante Nilo Leandro da Silva elogiou a ação e destacou a importância de o homem cuidar da saúde.  “Nós homens temos a obrigação de nos cuidar, pois nossa saúde deve vir em primeiro lugar. As vezes a gente costuma tomar uns remédios do mato, mas é necessário fazer os exames preventivos e o acompanhamento médico para saber se está tudo bem com o nosso corpo”.


O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, ressaltou a participação das cooperativas pedroafonsinas e dos parceiros nas ações que buscam difundir a melhoria da qualidade de vida da comunidade e afirmou que a campanha “Novembro Azul” deixa uma lição. “O Novembro Azul deixa uma lição muito grande ao público masculino, pois já é uma cultura a prevenção das mulheres, mas em nós homens ainda existe um certo preconceito e isso leva a uma piora da qualidade de vida do homem. Então hoje tivemos esse momento de orientação, que foi explanado de uma forma bem didática, para que o homem cuide da saúde e garanta a melhoria de sua qualidade de vida”, ressaltou Khouri. 

 

 






231 Visualizações

Recomendadas

ATENÇÃO, COOPERADO!

CONVOCAÇÃO P/ A PRÉ ASSEMBLEIA E ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA COAPA

MUDOU DE IDEIA

Governo recua e suspende decisão de cobrar ICMS do frete de grãos no Tocantins

FEZ BONITO

Coapa é campeã da Taça Pedro Afonso de Futebol Society Máster

PROTESTO

Presidente da Coapa critica medida do governo que determina a cobrança de ICMS sobre frete de grãos

ESTREITANDO LAÇOS

Empresas destacam parcerias de sucesso durante a Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região

Jornada Tecnológica de Pedro Afonso apresenta inovações e impulsiona desempenho agrícola

ESCOAMENTO DA SAFRA

Presidente da Coapa e parlamentares reivindicam melhorias em estradas vicinais de Pedro Afonso

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa