coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003
COLETA DE DADOS

Atualizado em: 03/10/2017 09:38:52

IBGE inicia Censo Agropecuário 2017

Por: Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Divulgação IBGE

Serão visitadas 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país nos próximos 5 meses.

Após dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará um novo Censo Agropecuário no país. A coleta de dados começou na segunda-feira, 2 de setembro, e será feita por 19 mil recenseadores em mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país nos próximos cinco meses.


Nas entrevistas, serão levantadas informações sobre área, produção, características do pessoal ocupado, emprego de irrigação, uso de agrotóxicos, entre outros temas.


“Há dez anos que não colhemos informações detalhadas sobre o setor agropecuário brasileiro. Aquela informação que vai até o município e bate à porta das unidades produtoras. É um grande censo, que vai varrer a agricultura familiar, o agronegócio e a atividade no Brasil como um todo”, disse o presidente do IBGE, Roberto Olinto.


Os resultados do Censo Agropecuário 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.


Durante o anúncio do início da pesquisa, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, ressaltou a importância de conhecer em detalhes os dados da agricultura do país. “O Brasil é acima de tudo um país agro e a nossa economia é muito ligada ao agronegócio, que influencia de maneira definitiva e muito profunda todo o desempenho da economia do país”.


Tecnologia

A coleta de dados para o Censo Agro 2017 será inteiramente digital, por meio dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), que rodam um aplicativo inteiramente desenvolvido pela Diretoria de Informática do IBGE e serão capazes de mostrar a imagem do setor censitário, a posição do recenseador no terreno e os endereços dos estabelecimentos a serem recenseados.


Com a tecnologia, também será possível identificar novos estabelecimentos e cadastrá-los. “Além disso, para garantir que as informações sejam coletadas no setor determinado, o sistema utiliza o GPS e, inclusive, não permite que o questionário do Censo Agro seja aberto fora do local correto”, informou o IBGE.


O novo sistema também vai melhorar a crítica dos dados, orientando os recenseadores durante a coleta, para que o questionário seja preenchido de forma correta. “À medida que o recenseador coleta as informações, os dados já começam a ser transmitidos e conferidos”.


Nova Pesquisa

O Censo Agropecuário 2017 também vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias, que permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários.

A pesquisa irá a campo anualmente captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo.






50 Visualizações

Recomendadas

OUTUBRO ROSA

Em momento dedicado às mulheres, Coapa e parceiros alertam sobre prevenção ao câncer

FESTA

Diversão e integração marcam o Dia das Crianças na Coapa

Agricultores aguardam estabilidade das chuvas para iniciar o plantio da Safra 2017/2018

DIA HISTÓRICO

Espaço onde está sendo construído clube da AFUC recebe primeira confraternização

AVALIAÇÃO

Oficina orienta planejamento estratégico da Coapa

PENSANDO NO FUTURO

Palestra destaca a importância de planejar a sucessão nas propriedades rurais

BALANÇO POSITIVO

Visita à Alemanha e Bélgica fortalece aliança entre a Coapa e Bayer

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa