coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003
SENTIMENTO DE GRATIDÃO

Atualizado em: 21/12/2017 11:44:03

Gilbertinho da Uruçu agradece título de cidadania e lembra trajetória em Pedro Afonso

Por: Ascom Coapa

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Ascom Coapa

Gilbertinho destacou amizades que conquistou em Pedro Afonso

Gratidão. Esse é o sentimento que o produtor rural Luiz Gilberto Ramos, o popular Gilbertinho da Uruçu, tem por Pedro Afonso, terra que conheceu e passou a amar em 1993.

Nascido em Limeira (SP), sempre viveu em Leme, outra cidade paulista, e conheceu Pedro Afonso quando veio visitar o amigo João Carreiro. Durante a visita, gostou do que viu e resolveu se estabelecer na cidade. Aos 34 anos começava uma trajetória de muitas dificuldades, mas também de conquistas.

Ainda em 1993 comprou a Fazenda Uruçu, que lhe rendeu o apelido. No ano seguinte iniciou a criação de bovinos e em 1996 descobriu sua vocação: a agricultura com o plantio de arroz, soja e outros grãos. No começo eram apenas 200 hectares, área que cresceu, e na safra 2017/2018 irá cultivar 2.200 hectares da oleaginosa. Atualmente emprega 16 pessoas em suas três propriedades rurais e no trabalho de seis caminhões que transportam insumos agrícolas e grãos.

“O começo não foi fácil, as máquinas agrícolas eram velhas, tivemos que abrir áreas e eu tinha pouca experiência com agricultura. Porém, com muito trabalho vencemos as dificuldades e progredimos”, revelou Gilbertinho da Uruçu, fazendo questão de lembrar de pessoas que o ajudaram naqueles tempos difíceis. “Sou muito grato ao senhor Sebastião José de Carvalho [Sebastião da Vigor] e ao seu filho Tiãozinho, que me apoiaram muito quando cheguei aqui. Outra pessoa que me ajudou bastante foi o produtor rural João Damasceno de Sá Filho, com informações e ao me ensinar a regular máquinas agrícolas. Devo muito a ele. O produtor Edmar Correia também me orientou muito no meu começo aqui”, destacou.

Gratidão 


Gilbertinho, Pedro Belarmino (presidente da Câmara de Pedro Afonso) e Ricardo Khouri (presidente da Coapa)

Passados 24 anos de sua chegada a Pedro Afonso, Gilbertinho da Uruçu foi surpreendido ao receber o título de cidadão pedroafonsino.  A honraria proposta pelo vereador Agnaldo Lima Sodré, o Gordo do Lava jato, foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores do município. A entrega ocorreu na noite da última terça-feira, 19 de dezembro.

“Fiquei muito feliz por receber essa homenagem na cidade que escolhi para viver. Sou grato a todos de Pedro Afonso que me acolheram, pois aqui fiz grandes e boas amizades. Esse título só me faz querer agradar as pessoas daqui e ajudar no desenvolvimento do município”, disse Gilbertinho da Uruçu emocionado e estendendo seus agradecimentos a todos vereadores e ao prefeito Jairo Mariano.

Atualmente, além de desenvolver suas atividades no ramo do agronegócio, Luiz Gilberto Ramos também faz parte do Conselho de Administração da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa). Ele é casado com Paula e juntos tiveram os filhos Milena e Luiz Felipe. Do primeiro casamento teve os filhos Ana Paula, Douglas e Luiz Gilberto Ramos Júnior.






402 Visualizações

Recomendadas

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Coapa apoia projetos sociais e fortalece cidadania

REGULARIZAÇÃO

Pequenos agricultores de Pedro Afonso podem atualizar Cadastro Ambiental Rural de graça

GESTÃO

Armazém da Coapa tem novo gerente operacional

RECEPÇÃO DE SOJA

Coapa recebe primeiro carregamento de grãos da Safra 2017/2018

RECONHECIMENTO AO TRABALHO

Cooperativas são homenageadas na Câmara de Pedro Afonso

LAMENTAMOS

Nota de Pesar – Lúcio Aurélio Lima

DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS

Coapa define data da VIII Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa