coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003

Atualizado em: 05/09/2018 18:49:24

França Júnior ministra curso em Pedro Afonso e diz: “produtor precisa dá salto qualitativo na comercialização de grãos”

Por: Ascom Coapa

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Ascom Coapa

Participantes aprenderam que ações o produtor pode fazer para melhorar seu desempenho comercial

O produtor brasileiro não perde para nenhum produtor do mundo em termos de tecnologia, de manejo e na forma de fazer a lavoura. Ele é muito bom nisso e consegue resultados fantásticos, mas a necessidade que tem agora é fazer um salto qualitativo na sua comercialização. Ainda há muito erro comercial ou perda de oportunidade, às vezes deixa de ganhar por desconhecimento. A reflexão é do economista e consultor Flávio Roberto de França Júnior, que atua há mais de 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities.  

Nos dias 4 e 5 de agosto, em Pedro Afonso, França Júnior ministrou o Curso de Comercialização e Gestão de risco em Soja e Milho, com 16 horas de duração, para 19 cooperados, integrantes do Núcleo Jovem e colaboradores da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa).

“Foi muito feliz a iniciativa da cooperativa em trazer esse tipo de conhecimento, pois é fundamental que o produtor e os colaboradores entendam o processo de formação de preço. No treinamento falamos o tempo todo como o mercado se organiza e que tipos de ações o produtor de grãos pode fazer para melhorar seu desempenho comercial”, pontuou o consultor, que ministrou o curso pela primeira vez no Tocantins.

Michel Piton trabalha com o pai Valmir Caetano Piton – que é associado da Coapa –, na propriedade da família no município de Santa Maria do Tocantins, e ficou satisfeito com os conhecimentos adquiridos. Para ele, as informações serão úteis e os participantes agora sabem diferenciar os fatores que influenciam na precificação dos grãos e conhecem melhor o funcionamento do mercado no qual está inserido. “Acredito que conhecendo bem as variáveis do mercado e o momento certo de vender, podemos tem mais lucros”, comentou o jovem produtor rural.

O treinamento

Segundo a empresa que oferece o treinamento, que foi viabilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins (Sescoop-TO), o Curso de Comercialização e Gestão de risco em Soja e Milho busca dar subsídios introdutórios, através da análise fundamentalista, ao entendimento do processo de comercialização de soja e milho no Brasil. A abordagem é feita tendo sempre a ótica do mercado, envolvendo as duas pontas do processo, ou seja, a produção e o consumo.

Durante a capacitação foram abordados temas como Análise dos fundamentos de oferta, Análise dos fundamentos de consumo, Tendências de curto, médio e longo prazos na Bolsa de Chicago (CBOT), Prêmio de Exportação, Taxa de Câmbio, Sistema de comercialização – mercados físico e a termo, Planilhas de formação de preços, O mercado futuro, Operações de Barter utilizando opções na Bolsa de Mercadorias e Futuros “BM&F” e na CBOT e Análise Técnica. 






586 Visualizações

Recomendadas

FUTURO

Em busca de inovação, Núcleo Jovem pauta maior participação e oxigenação do cooperativismo

RESULTADO IMPORTANTE

Coapa ultrapassa 100 mil toneladas de soja e bate recorde histórico de recebimento de grãos

INTERCÂMBIO

Colaboradora integra grupo tocantinense que conheceu boas práticas desenvolvidas no Espírito Santo

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Agrônomos se capacitam para atender ainda melhor produtores rurais associados à Coapa

Após dúvidas sobre calendário de vacinação contra aftosa, Adapec esclarece que campanha continuará de 1º a 31 de maio

CAPACITAÇÃO

Profissionais da Coapa participam de eventos técnicos na Bahia e no Tocantins

EMPODERAMENTO FEMININO

Encontro em Pedro Afonso promove debate sobre o papel da mulher no setor cooperativista

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa