coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003
COED ANFITRIÃ

Atualizado em: 30/05/2018 16:39:47

Fórum em Pedro Afonso debate a educação cooperativista

Por: Ascom Coapa

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Divulgação Coed

Integrantes de três cooperativas do TO participaram do evento

Nos dias 18 e 19 de maio, Pedro Afonso foi sede do II Fórum das Cooperativas Educacionais do Tocantins. O evento foi aberto com uma linda apresentação do Coral da Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso), onde o evento ocorreu.

A presidente da Coed, Gleide Américo Minucci agradeceu a todos os presentes, apresentando os visitantes que vieram do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Palmas (TO), Arraias (TO) e Formoso do Araguaia (TO). Participaram ainda pais de alunos e os cooperados da COED, além de representantes das cooperativas parceiras de Pedro Afonso, Coapa e o Sicredi MS/TO.

A Superintendente do Sescoop/TO, Maria José Andrade Leão, dirigiu sua mensagem a todas as cooperativas presentes, reforçando o compromisso do Sistema OCB/TO com o perfeito cumprimento da legislação cooperativista, e do apoio efetivo do sistema no estado.

Na noite do primeiro dia, aconteceu a palestra da analista advogada Milena Tawanny Gil Cesar da Gerência Técnica e Econômica da OCB Brasília – DF, com o tema “Aplicação da Lei 12.690/2012”, onde respondeu a questionamentos e dúvidas dos presentes.

Já no dia 19 de maio, a programação começou com a visita das missões às Praças Ecológica Pedro Pinheiro e IFTO, onde ouviram sobre a história de parceria e cooperação para a construção das duas praças.

De retorno ao fórum iniciou-se com a apresentação da assessora em Educação Cooperativista do Sistema Ocergs-Sescoop/RS Ubiracy Barbosa Avila abordando “A expressão do Cooperativismo Gaúcho” – propiciando ao público a oportunidade de conhecer os números do cooperativismo no Rio Grande do Sul, as boas práticas, indicadores e faturamento no campo e nas cidades gaúchas, geração de empregos, principais programas e projetos, entre outros assuntos relevantes.

Em seguida, a presidente de Cooperativa Escolar Bom Pastor (COOEBOMPA), Laís Kunrath, e o presidente da Casa Cooperativa Nova Petrópolis, Mário José Konzen, ambos do Rio Grande de Sul, que  compartilharam conhecimentos e práticas de cooperação e educação como bandeira social da Sicredi Pioneira, e ainda a constituição e funcionamento de cooperativas escolares, como o exemplo do case de sucesso apresentado pela COEBOMPA.

Num momento de muita emoção foram apresentadas as boas práticas implementadas pelas três cooperativas educacionais do Tocantins COOPEFA (Formoso do Araguaia), CEPAR(Arraias) e COED (Pedro Afonso), que aconteceram após a participação das mesmas no I Fórum ocorrido em 2017.  Diante do desenvolvimento constatado, debateu-se cenários e propostas para 2018/2019, a ser analisado no III Fórum, que será realizado em Arraias, em 2019.

Motivadas pelos cases trazidos durante o Fórum, as cooperativas participantes do evento já estão elaborando estratégias, para a realização de ações concretas em 2018, através da intercooperação.

O evento todo foi organizado pela COED, realizado com a parceria e apoio total do Sescoop/TO, Coapa e Sicredi, e finalizou com muito otimismo, ao modo cooperativista, com muitos presentes, lembranças dos representantes e o firme propósito de fortalecer cada vez mais o ramo das cooperativas educacionais.

 






173 Visualizações

Recomendadas

GESTÃO POR CONFIANÇA

Com foco no crescimento pessoal e profissional, Coapa realiza o curso Gestão por Confiança

VIAGEM TÉCNICA

Coapa quer adotar práticas positivas após imersão no cooperativismo de Santa Catarina

CONHECIMENTO

Em Chapecó (SC), integrantes da Coapa conhecem trabalho desenvolvido por cooperativas dos ramos crédito e agropecuário

INTERCÂMBIO

Grupo de Pedro Afonso conhece boas práticas desenvolvidas por cooperativas agropecuárias catarinenses

SAFRA 2018/2019

Painel avalia custos de produção de soja e milho na região de Pedro Afonso  

VIAGEM TÉCNICA

Integrantes da Coapa visitam entidades e cooperativas de Santa Catarina

INTEGRAÇÃO

Coapa e Syngenta premiam produtores de grãos com pescaria no rio Araguaia

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa