coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003
PDGC

Atualizado em: 24/05/2018 16:34:33

Coapa segue com implantação do programa de gestão e governança

Por: Ascom Coapa

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Ascom Coapa

Participantes avaliaram planejamento da Coapa


A quarta-feira, 23 de maio, foi de muito trabalho, reflexão e planejamento na Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso. Conselheiros de administração e gerentes participaram de mais uma etapa para a aderir ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que desenvolve a governança e gestão das cooperativas por meio da adoção de boas práticas, qualificação e profissionalização.

A cooperativa tocantinense mostrar pioneirismo ao ser a primeira da região norte do país a adotar o programa.

A reunião também teve a participação de profissionais do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) Nacional, Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins) e do especialista da Fundação Nacional da Qualidade Eduardo Böckel.

O PDGC é uma iniciativa do Sistema OCB/Sescoop Nacional, a partir da utilização de uma ferramenta de avaliação da gestão desenvolvida, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), construída utilizando como referência o Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

“Percebo que a cooperativa já tem um sistema de gestão bastante maduro e a equipe gerencial está bastante envolvida na busca da melhoria contínua da estrutura da cooperativa e da gestão. Existe uma preocupação da diretoria e dos gestores em poder, cada vez mais, melhorar o controle e o planejamento da cooperativa para conseguir melhores resultados”, avaliou Eduardo Böckel.

O especialista ainda explicou que foram definidas várias ações para serem executadas visando melhores resultados da Coapa dentro do PDGC. “São resultados que cooperados e colaboradores vão perceber por meio de iniciativas definidas neste encontro”, completou.

Na próxima etapa do programa, o Sescoop Nacional enviará um relatório de ações com prazos para a cooperativa pedroafonsina implantar.

PDGC

O projeto foi lançado no início de março e terá 600 horas de consultoria técnica e deve ser concluído em dezembro deste ano.

Na primeira etapa, foi realizado o Workshop Tocantinense de Excelência de Gestão, nos dias 13 e 14 de abril. A Coapa foi representada por seu vice-presidente, Alberto Mazzola, e pela agente de Desenvolvimento Humano, Maria Silvana Ramos.

Nas próximas etapas estão previstas a execução assistida do Plano de Melhoria da Gestão nas Cooperativas, e o acompanhamento e avaliação de desempenho conforme a evolução de índices.

 

 





1.947 Visualizações

Recomendadas

GESTÃO POR CONFIANÇA

Com foco no crescimento pessoal e profissional, Coapa realiza o curso Gestão por Confiança

VIAGEM TÉCNICA

Coapa quer adotar práticas positivas após imersão no cooperativismo de Santa Catarina

CONHECIMENTO

Em Chapecó (SC), integrantes da Coapa conhecem trabalho desenvolvido por cooperativas dos ramos crédito e agropecuário

INTERCÂMBIO

Grupo de Pedro Afonso conhece boas práticas desenvolvidas por cooperativas agropecuárias catarinenses

SAFRA 2018/2019

Painel avalia custos de produção de soja e milho na região de Pedro Afonso  

VIAGEM TÉCNICA

Integrantes da Coapa visitam entidades e cooperativas de Santa Catarina

INTEGRAÇÃO

Coapa e Syngenta premiam produtores de grãos com pescaria no rio Araguaia

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa