coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003

Atualizado em: 15/11/2017 10:03:34

Coapa e Embrapa discutem nova formatação para o projeto Reniva

Por: Ascom Coapa

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem:

Reunião define novos rumos do projeto Reniva na região de Pedro Afonso


O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, se reuniu nesta quinta-feira, 10 de novembro, com pesquisadores da Embrapa para discutir as atividades de pesquisa desenvolvidas pelo projeto Reniva (Rede de Multiplicação e Transferência de Manivas-Semente de Mandioca) na região de Pedro Afonso. A reunião ocorreu na sede da cooperativa, em Pedro Afonso, e teve ainda com a presença do técnico agrícola Fernando Teixeira, responsável pelo acompanhamento dos experimentos.


Entre as mudanças previstas no projeto está a disseminação e multiplicação das unidades de experimentação, através de implantação nas propriedades dos produtores interessados. Em breve, as novidades serão implementadas.


Segundo Ricardo Khouri, o objetivo é democratizar o acesso às tecnologias pesquisadas no projeto, principalmente aos agricultores de pequeno porte. “Temos muitos produtores interessados e essa abertura possibilitaria uma democratização dos conhecimentos técnicos, assim com o acesso do cooperado a insumos com qualidade comprovada”, explicou.


Atualmente 70 variedades de mandioca são acompanhadas pelos pesquisadores da Embrapa e técnicos da Coapa, na unidade experimental, localizada na fazenda São João, em Pedro Afonso. Cerca de 70 produtores associados da Coapa já tiveram acesso às manivas livres de praças e doenças, que foram distribuídas gratuitamente após os  bons resultados da pesquisa.


“Queremos dá uma nova roupagem ao projeto e garantir maior integração entre a pesquisa e os produtores do campo”, ressaltou Ricardo.


O pesquisado da Embrapa na área de mandioca Aristóteles Pires de Matos destacou a parceria com a Coapa e as ações realizadas dentro do projeto Revina. “Essa é uma parceria que vem sendo bastante produtiva, pois a cooperativa tem nos dados apoio em toda a logística e sendo nosso braço direito nessa produção de material de qualidade e também fazendo a ponte entre a pesquisa e o produtor”, afirmou.


O projeto

A iniciativa é desenvolvida pela Coapa e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, por meio de um convênio de cooperação técnica. Ainda conta com a parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Mandioca Fruticultura, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e Prefeitura de Pedro Afonso.


A meta é desenvolver a produção de mandioca e a fruticultura, com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção.




403 Visualizações

Recomendadas

RECONHECIMENTO AO TRABALHO

Ricardo Khouri recebe homenagem da OAB de Pedro Afonso

SAFRA 2017/2018

Coapa registra recordes no recebimento e na área plantada de soja

DUAS DÉCADAS

Concurso de redação para 600 estudantes vai homenagear os 20 anos da Coapa

PRECISÃO NA LAVOURA

Agricultores de Pedro Afonso contam com sistema para aumentar produtividade e lucros

PREVENÇÃO

Colaboradores participam de curso de proteção a incêndios

PDGCoop

Coapa é pré-selecionada para projeto que desenvolve gestão de cooperativas

PESQUISA NO CAMPO

Com até 84 sacas por hectare, experimento com soja tem resultados positivos em Pedro Afonso

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa