coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003
PRESTÍGIO

Atualizado em: 31/01/2020 16:44:18

Abertura oficial da colheita da safra 2019/2020 é realizada durante a X Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região 

Por: Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Ascom Coapa

Pedro Afonso, um dos maiores produtores de soja do TO, recebeu abertura oficial da colheita

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, abriu oficialmente nesta sexta-feira, 31, a colheita da safra de grãos 2019/2020 no Tocantins. O evento ocorreu na fazenda Uruçu, no município de Pedro Afonso, região centro-norte do Tocantins. Paralelo à abertura, foi realizada a X Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e região, promovida pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa).

A expectativa do Governo do Estado é de um aumento de 4,5% na produção de grãos, ultrapassando a marca de 5 milhões de toneladas e superando a safra anterior, que foi de 4,8 milhões de toneladas. Na região de abrangência da Coapa, que compreende 13 municípios, os produtores devem cultivar 56 mil hectares.

Ao comentar os números da produção de grãos no Estado, o governador Mauro Carlesse falou que é motivo de orgulho ver o entusiasmo dos produtores. Ele disse que o segmento produtivo do Tocantins já está fazendo a sua parte, que é trabalhar com tecnologia para abrir áreas de produção com preocupação em preservar o meio ambiente. "É um orgulho ver o entusiasmo e o comprometimento dos nossos produtores. O que falta é o governo fazer a sua parte, que é melhorar as estradas, a infraestrutura para que o Estado continue melhorando a cada dia. É isso que queremos fazer para atrair mais investidores, diversificar a produção é gerar empregos e renda para os tocantinenses”, frisou.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, informou que, apesar da estiagem que afetou a cultura da soja, os números da safra 2019/2020 são animadores. Ele revelou que em algumas localidades a produtividade pode chegar a 70 sacas por hectare e a expectativa é de um aumento significativo da produção, apesar das adversidades climáticas. "Nunca tivemos tanto replantio como desta vez, mas não aconteceram perdas totais. Por outro lado, tivemos áreas que não foram afetadas, a exemplo de Pedro Afonso, onde a expectativa é que a produção alcance uma média de 70 sacas por hectare", revelando ainda que o Governo espera uma média de 5% de aumento da produção diante das expectativas com relação à safrinha, tendo vista os prognósticos de chuvas até meados de abril no Estado.

O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, agradeceu ao governador Mauro Carlesse pelo desprendimento de abrir oficialmente a colheita da safra 2019/2020 na região e disse que os primeiros números apurados dão uma boa expectativa para a safra deste ano. Também aproveitou para elogiar a iniciativa do Governador em propor, por meio de projeto de lei, a redução da alíquota do ICMS sobre o milho. "Parabéns governador pela iniciativa que certamente vai incentivar a produção da cultura no Estado e baratear o custo de produção para outros setores da economia".

Jornada Tecnológica

Paralelo à abertura da colheita da safra, a Coapa realizou a X edição da Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, um dos principais eventos do agronegócio tocantinense. O evento teve a participação de aproximadamente 600 pessoas, incluindo produtores rurais associados, representantes de empresas parceiras de várias áreas, estudantes e convidados.

Na fazenda, foi implantado um campo experimental, com área de 15 hectares, e cultivadas 23 variedades de soja para se observar aspectos como adaptação ao clima e tipos de solo, ciclo reprodutivo, resistência a pragas e doenças, e produtividade.

Os participantes conheceram os resultados da pesquisa e as recomendações para a safra 2020/2021. Além disso, 28 empresas e instituições parceiras irão expor novidades tecnológicas, produtos e serviços.

O evento contou ainda com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa; do superintendente federal da Agricultura, Rodrigo Guerra, deputados estaduais, prefeitos e representantes do agronegócio da região.

 

 





687 Visualizações

Recomendadas

INTEGRAÇÃO

Profissionais são capacitados para atuar como safristas nos armazéns da Coapa

PREVENÇÃO

Adapec emite alerta fitossanitário sobre a praga Amaranthus hybridus

COACHING

Curso aborda o poder da mente para auxiliar no cumprimento de metas pessoais e profissionais

NEGÓCIOS

Presidente da Coapa participa de reunião com embaixador da África do Sul no Brasil

DADOS POSITIVOS

Assembleia mostra bons resultados da Coapa em 2019

DECISÃO IMPORTANTE

STF considera institucional cobrança do Funrural sobre exportações indiretas

ORIENTAÇÃO

Previsões agrometeorológicas auxiliam no planejamento para cultivo de grãos no Tocantins

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa